4 Novidades Para Conhecer em Salvador

A primeira capital do Brasil, Salvador, fica a apenas 30 km da Pousada A Capela, localizada em Arembepe, litoral Norte da Bahia. O Centro Histórico está a 55 quilômetros, menos de 45 minutos de carro. Passar o dia lá é uma experiência imperdível depois de curtir o mar, o sol, a culinária e o aconchego da Capela. Preparamos um roteiro com quatro novidades culturais da cidade.

Mercado Modelo e Galeria do Mercado

Considerado como um dos maior mercados permanentes de artesanato do Brasil, ele está localizado na Praça Maria Filipa (antiga Visconde de Cairu) na Cidade Baixa e conta com 263 lojas, bares e restaurantes, distribuídos em mais de oito mil metros quadrados. O que não falta é diversidade e beleza em termos de arte, gastronomia e produtos típicos da Bahia, o que já seria motivo suficiente para uma visita, mas ainda tem mais!

No subsolo do Mercado Modelo foi inaugurada recentemente a Galeria Mercado. O espaço conta a história do edifício e tem exposições de arte fixas e itinerantes. A entrada é gratuita – basta retirar os ingressos antes da visita (no Sympla ou na portaria do local). Não deixe de conferir. É mesmo um deslumbre.

Arena da Capoeira

Atrás do Mercado Modelo, com o cenário deslumbrante da Baia de Todos os Santos, foi inaugurada em julho deste ano a Arena da Capoeira. A praça-instalação-equipamento, obra do artista André Moreno, tem dez esculturas que homenageiam os Mestres Noronha, Waldemar, Canjiquinha, Gato Preto, Caiçara, Pastinha, Bimba e Besouro, além de Aberê e Totonho, que aparecem praticando a arte. Ficou lindo. É imperdível.

A escolha dos mestres homenageados foi on-line, respeitando a tradição e a opinião de moradores e praticantes dessa arte secular.

A capoeira é um dos pilares da identidade da cultura da capital baiana e hoje é uma arte praticada em mais de 170 países.

Arena da Capoeira, fundos do Mercado Modelo

 

Palacete Tira-Chapéu Charme

Requinte, beleza, diversão. Pode tudo isso num só lugar? Pode! E o lugar é aqui: Palacete Tira-Chapéu. Símbolo da história e cultura da Bahia, o palacete, que foi projetado em 1914, pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, para ser a sede da Associação de Empregados da Bahia, é um símbolo da vida cultural e social da cidade, concentrando lojas e restaurantes, além de sediar eventos especiais.

Neste momento, depois de passar por um longo processo de restauro, ele abriga a exposição de decoração Casa Conceito. O Tira-Chapéu fica na tradicional Rua Chile, no Centro Histórico, e funciona de terça a quinta, das 16h às 21h; de sexta a domingo, das 13h às 21h. Programe-se e viva momentos inesquecíveis ali.

Museu da Cidade

Localizado no icônico Largo do Pelourinho, o Museu da Cidade – como o nome já entrega – é dedicado a contar e celebrar a história da primeira capital do Brasil, Salvador, desde a sua inauguração em 1973. Com um acervo bastante diversificado, o museu expõe os aspectos históricos, religiosos, culturais e artísticos que, juntos, fazem Salvador ser o que é.

De trajes dos orixás a pertences pessoais de escritores, passando por obras de arte (pinturas e esculturas) e representações da vida colonial, o museu é o espaço para uma jornada rumo a um lugar que é, ao mesmo tempo, “de outro mundo” e tão intimamente nosso, brasileiro. O museu funciona de segunda a sexta, entre 10h e 17h. Vale muito a visita.

Compartilhe esta publicação: